segunda-feira, 21 de março de 2011

Três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Nunca é demais divulgar e repetir vezes sem conta o quão essencial são os três R’s:

Tres Rs

  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório.
  • Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.

Os bons hábitos começam em casa, é preciso apenas um na família ou comunidade para fazer a diferença , por mais que as pessoas não demonstrem interesse pelo que estás a fazer, estão a reparar e a aprender contigo, mais cedo ou mais tarde serão eles a passarem os teus hábitos, faça a diferença. Um exemplo que posso citar, foi o meu dia a dia com familiares e amigos, sei que “contagiei” alguns deles com meus hábitos de reciclagem. Comece por separar o lixo reciclável como: plástico, papel, vidro e metal, vais ver que depois estarás a fazer por hábito, custa alguns segundos da sua vida e dá muitos anos ao nosso meio ambiente.

As cores para a coleta selectiva de lixo ainda não são um padrão mundial(tanto quanto sei), mas são adoptadas por muitos países:

· Amarelo: metais e plásticos
· Azul: papel e cartão
· Verde: vidros

Curiosidades:

Contentor Amarelo (embalagens de plásticos ou Metais)

- Plástico reciclado economiza-se cerca de 70% de energia (desde a exploração da matéria-prima primária até o desenvolvimento do produto final);
- Alumínio, em uma tonelada gasta-se apenas 5% da energia necessária para produzir a mesma quantidade do que por via do processo primário;
- Alumínio, a energia economizada na reciclagem de uma única lata de alumínio é suficiente para manter a televisão ligada durante 3 horas;
- Alumínio, para cada 50 quilos de alumínio reciclado, evita-se que sejam extraídos do solo cerca de 5 toneladas de minério;
- Aço produzido a partir da sucata, a economia de energia chega a 70% do que se gasta com a produção do minério de origem.

Contentor Azul (papel ou cartão)

- Papel e Cartão, para cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate cerca de 20 árvores, economiza-se 70% de energia eléctrica e polui o ar em 74% menos do que se fosse produzido a partir do corte de árvores;
- Cada 50 quilos de papel usado transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada.

Contentor Verde (vidros)

- Por cada tonelada de vidro reciclado poupa-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais;
- Na reciclagem do vidro é possível poupar 50% menos de água;
- A energia poupada pela reciclagem de um frasco/garrafa de vidro(tamanho médio) pode manter acesa uma lâmpada de 100 watts cerca de 4 horas.


Retirado do blog http://www.inxinet.com/2008/06/29/tres-rs-reduzir-reutilizar-e-reciclar/






Links sobre os 3 Rs

http://www.natureba.com.br/3Rs.htm


http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm



http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reduzir-reutilizar-reciclar.php


http://www.inxinet.com/2008/06/29/tres-rs-reduzir-reutilizar-e-reciclar/



http://www.licenciamentoambiental.eng.br/3-rs-4-rs-e-5-rs/
20 de Março - Início do outono

O dia de hoje ( 20 de março ) tem expressiva singularidade, posto que se trata do primeiro dia após o fim do verão e a passagem pelo equinócio de outono, pelo menos para aqueles que vivem abaixo da linha do equador. O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.

No imaginário popular, o início do outono abre um tempo de colheitas e de semeaduras. Tempo bom. Tempo bom para colher os frutos da semeadura do passado, para abrir as portas do futuro e semear novos procedimentos, novas práticas, desejos e idéias.

O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 22 de março e termina a 20 de junho.

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=11&p_secao=59

sábado, 12 de março de 2011

terça-feira, 1 de março de 2011

1º de Março - Aniversário do Rio de Janeiro

Hoje é dia de festa para quem vive e ama o Rio. Aos 443 anos, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro comemora mais um aniversário.


1º de março de 1565

Fundação do Rio de Janeiro

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Divulgação/Gov. RJ

O Rio de Janeiro visto do alto

No dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá lançou os fundamentos da cidade que fora incumbido de criar na baía de Guanabara - o Rio de Janeiro. A missão de fundar a cidade estava relacionada à luta entre portugueses e franceses pelo domínio daquela região.

Em meados do século 16, os portugueses ainda não tinham conseguido se espalhar por todo o litoral brasileiro. Seus domínios restringiam-se principalmente ao Nordeste, onde ficava a sede do Governo-geral (na cidade de Salvador) e à vila de São Vicente, no litoral paulista. Aproveitando-se dessa situação, um grupo de franceses, sob o comando de Nicolas Durand de Villegaignon, se estabeleceu em duas ilhas da baía da Guanabara (atuais Villegaignon e ilha do Governador) e na região da atual praia do Flamengo, com a intenção de criar uma colônia, a França Antártica.

Os portugueses conseguiram expulsá-los, mas perceberam que, se não se estabelecessem no local, os franceses voltariam. Por isso, o Governador-geral do Brasil, Mem de Sá, colocou seu sobrinho Estácio de Sá em ação. A expedição de Estácio desembarcou na estreita faixa de terra situada entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, hoje tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Lá se construíram trincheiras para a defesa, as primeiras casas e as paredes da primeira igreja, consagrada ao santo padroeiro da cidade.

A cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei de Portugal na época: dom Sebastião. E por que Rio de Janeiro? O nome tem origem em um engano dos portugueses: quando chegaram pela primeira vez à entrada da baía de Guanabara, em janeiro de 1502, pensaram que se tratava da foz de um rio.

Dois anos depois, Mem de Sá iria transferir a sede da cidade para o Morro do Castelo, mas ali permaneceram muitos dos primeiros moradores, cuidando de suas roças espalhadas pela região que é hoje o bairro de Botafogo. E não se pode deixar de mencionar que, durante os dois anos em que Estácio de Sá permaneceu ali, os combates contra os franceses e os índios seus aliados prosseguiram. Lutando contra eles, na região do atual Outeiro da Glória, Estácio de Sá foi atingido no rosto por uma flecha, e morreu em conseqüência do ferimento. A derrota imposta aos franceses, porém, foi definitiva.

O Rio de Janeiro era agora dos portugueses, que logo transformariam a cidade em sede de governo da Colônia. O Rio, aliás, manteve-se nessa condição também durante o Império e boa parte da República. Só na década de 1960, sob o governo do presidente Juscelino Kubitscheck, a capital do Brasil foi transferida para Brasília. Nem por isso a Cidade Maravilhosa deixou de ser um símbolo brasileiro, principalmente no plano internacional.

Retirado do site : http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u18.jhtm